Abastecimento em Carro Flex: O que é melhor álcool ou gasolina?

Abastecimento em Carro Flex: O que é melhor álcool ou gasolina?

14/02/2018 0 Por Simone Kuhl

Você já teve aquela dúvida ao parar no posto de gasolina e escolher o melhor combustível para abastecer o seu carro?

Muitas pessoas falam que existe uma quantidade ideal para cada combustível ou existe uma quantidade certa para ajudar na economia e desempenho do veículo. Mas afinal, o que é mito e o que é verdade?

Abaixo, separamos algumas respostas que poderão te ajudar a fazer a melhor escolha!

Existe uma proporção certa para a quantidade de cada combustível?

Nos carros Flex a mudança de etanol para gasolina (ou vice-versa) é perfeitamente possível sem qualquer prejuízo para o motor. Isso é consenso entre montadoras, fabricantes de motores e distribuidoras de combustíveis. O sistema de injeção identifica qual o combustível está sendo mandado do tanque e ajusta todos os parâmetros para o melhor funcionamento.

Atenção!!! A única recomendação especial de algumas montadoras é quando um combustível esvazia e o motorista quer abastecer com outro. Neste caso, o aconselhável é rodar por pelo menos 10 minutos com o novo combustível antes de desligar o carro para evitar problemas na próxima partida. Quando é feita a troca completa, com o tanque quase vazio, os sensores demoram um pouco para reconhecer. Mas quando essa troca é gradativa, o motorista nem percebe.


Existe uma proporção de mistura entre os dois combustíveis que melhora o rendimento do motor flex?

Sim, mas não apenas no rendimento do motor e/ou consumo de combustível em termos absolutos, especificamente pela relação valor gasto versus quilometragem percorrida. Estima-se que uma proporção, entre 10% e 20% de álcool no tanque com o restante de gasolina, possa ocasionar uma economia final em reais – gasta-se um pouco mais para encher o tanque, mas também se roda mais, e há alguma economia na relação – dependendo sempre do tipo do motor e qualidade dos combustíveis utilizados.

Se o motorista quer desempenho e o máximo de potência do motor, então a dica é abastecer com 100% de etanol. Por outro lado, se a preocupação for com autonomia, ou seja, parar o mínimo de vezes no posto para abastecer, então o combustível ideal é 100% de gasolina, pois seu consumo é menor que o do etanol. Ou seja, o carro roda mais quilômetros antes de esvaziar o tanque.

Confira o vídeo abaixo para entender melhor sobre o funcionamento do motor flex, seu abastecimento e manutenção!


Conseguimos te ajudar com essas dicas?

Qualquer dúvida entre em contato com a gente e não se esqueça, precisando de peças, conte com a SERRAF.

Acesse nossa loja virtual e consulte nossos produtos!

Contamos com um amplo estoque em peças de suspensão, freios, lubrificantes e produtos químicos!

Além disto, temos preços acessíveis, condições especiais de pagamento e realizamos entregas em todo o Brasil.