Carros Elétricos, Como funcionam??

Carros Elétricos, Como funcionam??

28/02/2018 0 Por Simone Kuhl

Sustentáveis e altamente tecnológicos, os carros elétricos passaram de tendência e já estão se tornando realidade que promete emplacar esse ano. No dia 30 de novembro de 2017, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou na Resolução 717, que regulamentará os carros elétricos, e até os autônomos, no País nos próximos quatro anos.

A resolução estabelece um cronograma de estudos técnicos e regulamentação dos itens de segurança que devem constar nesses veículos a serem vendidos. Com essa resolução, o governo pretende, no prazo de seis meses, contados desde janeiro de 2018, finalizar a regulamentação dos carros elétricos.

Mas você sabe como funciona essa tecnologia? Confira nesse vídeo como é funcionamento dos carros eletricos


Características

Motor – O motor do carro é alimentado por eletricidade, que é armazenada em baterias. Essas baterias são carregadas através de um plug que é conectado ao carro. Isso significa que o abastecimento com combustível é dispensado para esse tipo de carro. Diferente dos outros veículos que funcionam por combustão, os elétricos, caso fiquem desligados e parados por muito tempo, devem ser conectados a energia elétrica, mesmo que já estivesse carregado.

Recarga – Em vez de gasolina no tanque, é preciso ter carga nas baterias para alimentá-lo. A autonomia de um veículo elétrico depende da quantidade de baterias que ele possui, sendo que cada uma pode rodar por aproximadamente 80 km. Diversas cidades brasileiras já possuem pontos de recarga para veículos elétricos, contudo, já existem modelos que permitem o carregamento em tomadas domésticas convencionais.

Ruídos – A partir do momento em que você liga o carro elétrico, você verá que o veículo garante um ruído muito mais baixo. Quase que silencioso em comparação com o carro normal, movido a combustível poluente (gasolina, álcool, diesel ou kit gás).

Economia – Quando há comparações sobre o custo, é possível reparar que um carro elétrico pode fazer com que você economize mais de R$ 3 mil por ano quando comparado com o gasto da gasolina, por exemplo. Isso quer dizer que além de ser sustentável, promove ainda mais economia.

Manutenção – Mesmo que esses veículos sejam mais caros, a manutenção é mais barata do que a de um carro convencional. A resposta para isso é o simples fato desses automóveis terem menos peças e acessórios, dessa forma o desgaste mecânico é muito menor. Precisando de menos manutenção, torna-se mais simples. O fato da manutenção de carros elétricos no Brasil ser mais barata é por conta dos motores. Os motores dos carros elétricos ou híbridos têm um gerador elétrico que executa de forma natural tanto a partida quanto o motor em si, já nos convencionais é necessário ter um motor de partida ou alternadores.

Sustentável – Essa é uma das principais características do motor elétrico automotivo, visto que sua emissão de poluentes pode chegar a zero. Além disso, a geração de energia elétrica é menos nociva para o meio ambiente do que no caso dos combustíveis fósseis. Nos tempos atuais, em que as inovações sustentáveis se mostram uma grande tendência, o motor elétrico mostra que o setor automotivo também entendeu essa necessidade. Preservar o meio ambiente é fundamental para o futuro de todo o planeta.

Veja nesse vídeo a realidade de quem usa carro elétrico


Vantagens x Desvantagens

Pontos positivos

  • Silencioso e rápido.
  • Eletricidade é mais barata que gasolina ou álcool.
  • Naturalmente, é amigo do meio ambiente, pois não queima carbono e não emite gases poluentes na atmosfera.

Pontos negativos

  • Muito caro.
  • Bastante tempo de recarga.
  • Pouca variedade de modelos.
  • Autonomia limitada: apesar de já existir um automóvel da Tesla Model S. Que alcança 450 km com bateria recarregável em 20 minutos. A maioria dos modelos apresentam autonomia que varia de 70 a 140 km, com a energia vinda apenas das baterias.

Falando em abastecimento sustentável, você sabe a diferença entre um carro híbrido, um híbrido plug-in e um totalmente elétrico?


E aí gostou desse artigo?

Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato com a gente e não se esqueça, precisando de peças, conte com a SERRAF.

Acesse nossa loja virtual e consulte nossos produtos!

Contamos com um amplo estoque em peças de suspensão, freios, lubrificantes e produtos químicos!
Além disto, temos preços acessíveis, condições especiais de pagamento e realizamos entregas em todo o Brasil.