Dicas Para Você Cuidar Bem Do Seu Carro No Inverno!

Dicas Para Você Cuidar Bem Do Seu Carro No Inverno!

17/07/2018 0 Por Serraf

Já estamos na estação mais fria do ano, e assim como precisamos cuidar da nossa saúde, nossos carros também sofrem com as baixas temperaturas. Para isto, separamos 5 dicas importantes para você não entrar numa fria!!!

carro no inverno

1º Olho no combustível

A maioria dos carros Flex vem com o conhecido tanquinho de partida a frio – é um reservatório gasolina destinado a auxiliar no momento de partida do veículo. Normalmente, ele é acionado em temperaturas abaixo de 15º. Abastecido com etanol, o carro no frio corre o risco de não “pegar” em dias com temperaturas baixas. Por isso, a dica aqui é sempre checar o tanquinho para certificar-se de que a gasolina não está velha, pois assim ela perde o seu poder de queima e não consegue auxiliar o motor no momento de partida.

2ª Atenção com a bateria

Nas temperaturas baixas, a bateria é mais exigida pelo motor, devido a maior viscosidade do óleo e à menor dilatação. Ligar o carro de manhã exige um grande esforço do motor de arranque, que utiliza eletricidade. Por isso, certifique-se que não haja nenhum equipamento elétrico sendo usado no momento, como sistema de som, ar-condicionado e faróis. Caso o carro não pegue, a dica é esperar cerca de 30 segundos, para não encharcar as velas da ignição, e tentar novamente. Assim que notar alguma dificuldade, tente realizar o teste da vida útil da bateria. O serviço é prestado em oficinas e leva pouco tempo. Já a troca da bateria deve ocorrer pelo menos a cada dois anos.

3ª Cuidado com os pneus

Se os pneus não estiverem com a calibragem correta podem ser mais facilmente danificados durante o inverno. O ar frio é mais denso e, por isso, o ar dentro dos pneus também condensam, o que faz reduzir sua pressão. Isso pode causar um aumento no atrito entre pneu e rua, aumentando o consumo do veículo, bem como o desgaste.

Faça a calibragem, de acordo com as especificações técnicas do seu carro, pelo menos uma vez por semana. Faça também com os pneus frios.

4ª Ligue o ar-condicionado

Sim! Mesmo no frio você precisa ligar o ar-condicionado. A prática deve acontecer pelo menos de 15 a 20 minutos por semana – e você não vai se congelar por isso! Isso evita a proliferação de bactérias e faz com que todos os componentes do sistema permaneçam lubrificados, reduzindo assim o risco de rachaduras e vazamentos nas mangueiras, nos vedadores e nos selos de borracha.

carro no inverno

5ª Utilize aditivos e óleos de qualidade

Os aditivos e os óleos têm a função de evitar a corrosão de várias partes do sistema de arrefecimento. Com o carro no frio, é indicado que o motorista use um óleo lubrificante menos viscoso, pois ele facilita a lubrificação nos instantes iniciais da partida no motor. Para saber qual óleo é ideal, consulte o manual do seu carro.

Outras dicas para evitar problemas nesse inverno

Filas e engarrafamentos são situações comuns a todas as estações do ano. Todo mundo sai no mesmo horário para trabalhar e também para voltar pra casa. Temos também dicas para evitar que esses momentos se tornem motivo de transtornos futuros. Veja nossas dicas:

  • Não desligue o carro em congestionamentos. Mantenha-o ligado em ponto morto. Você pode estar acreditando que economiza combustível quando o desliga mas, na verdade, está forçando o funcionamento de todo o sistema a cada vez que gira a chave na ignição, desgastando desnecessariamente todas as peças das quais falamos nesse post

  • Prefira utilizar o freio de mão em vez do pedal.

  • Fique atento às luzes no painel. Quando elas estão oscilando ou alguma luz de advertência está acesa mesmo com o carro parado há sinal de que o alternador não está bem. Problemas no alternador são as causas mais freqüentes de pane elétrica em congestionamentos.

Fonte: Revista Usados / Blog BemAuto

 

Tem alguma outra dica importante?

Compartilhe com a gente!

Deixa sua resposta nos comentários!

Cadastre seu e-mail também para receber mais novidades sobre carros, dicas automotivas e ofertas exclusivas!

É fácil e rapidinho!!!!

Digite seu email e clique em “Quero me Inscrever”

Qualquer dúvida ou sugestão de matéria, entre em contato com a gente

e não se esqueça, precisando de peças, conte com a SERRAF!

Contamos com um amplo estoque em peças de suspensão, freios, lubrificantes e produtos químicos!

Além disto, temos preços acessíveis, condições especiais de pagamento e realizamos entregas em todo o Brasil.

Acesse nossa loja virtual e consulte nossos produtos!

Consulte nossos vendedores!

11 3674-8001 (Matriz)
📱 11 98622-2782 (WhatsApp)