É melhor fazer retífica ou trocar o motor? Tire suas dúvidas sobre a retífica!

É melhor fazer retífica ou trocar o motor? Tire suas dúvidas sobre a retífica!

07/02/2018 0 Por Simone Kuhl

Chega uma hora que a falta de manutenção, o tempo de vida e as condições de uso do veículo provocam o desgate do motor. E aí fica aquela dúvida, é melhor trocar por um novo ou retificar o motor original? O que compensa mais?

Vamos explicar aqui como é o processo de retífica e te ajudar a resolver essa questão.

como retificar um motor para de carro moto caminhão

Em primeiro lugar, como identificar se o motor está ruim?

  • Existe um aumento inesperado no consumo de combustível e do óleo do motor?
  • Há alterações significativas na temperatura?
  • Há barulhos metálicos durante o funcionamento do carro?
  • Há perda de potência, engasgos e dificuldade para retomar velocidade?
  • Há fumaça branca saindo pelo escapamento?
  • Como está a situação da correia dentada?
  • Há muitos problemas elétricos?
  • Se a resposta para essas perguntas for SIM é hora de procurar a oficina!

Qual é o Custo/Benefício?

Quando você troca por um novo, você fica com um equipamento livre de reparos e com especificações originais, contudo a retífica pode trazer mais benefícios na hora de pagar a conta, além de ser uma boa opção para quem deseja ficar com o carro por muito tempo.

Diversas montadoras e fabricantes de automóveis oferecem motores novos, o motor novo pode ser superior a 50% do valor do automóvel. Dependendo do ano, um carro popular, por exemplo, pode ter o preço do motor custando mais de 70% do seu valor de venda. Já o valor do motor retificado pode variar de 10% a 40% do valor do carro

Caso você compre um novo motor, é necessário regularizar o carro junto ao órgão de trânsito (DETRAN). Eles darão baixa do número do motor danificado e colocarão o número do novo motor no documento do veículo.

Mas o motor retificado fica bom?


O que é a Retífica de motor?

Na retífica, o motor é desmontado para que seja feita a análise de cada componente e a verificação de quais itens precisam ser substituídos e quais devem ser reaproveitados. O profissional irá aplainar e retirar as imperfeições dos elementos danificados do motor e verificar a pressão dos cilindros e as possíveis folgas de tuchos e juntas. Além da limpeza, é feita a usinagem, remontagem e regulagem, utilizando peças com medidas exatas às originais.

O procedimento geralmente é realizado depois de 200 mil km rodados ou quando o motor apresenta falha.

Existe algo para fazer e preservar a vida do motor e evitar danos? SIM!!!

  • Em carros recém-saídos da concessionária, mantenha a rotação baixa nos primeiros 1.000 quilômetros. Antecipe trocas de marcha (não passe de 3.500 rpm), varie a velocidade e faça acelerações progressivas!
  • Os freios também precisam de cuidados iniciais para que haja assentamento entre as pastilhas e discos. Para o motor e freios, os primeiros quilômetros são fundamentais para uma vida longa e feliz!
  • Ao sair pela manhã ou quando o carro estiver frio, não precisa gastar alguns minutos em marcha lenta. Prefira essa rotina: entre no carro e ligue o motor, coloque o cinto e verifique os ajustes do assento e espelhos. Pronto – esses 30 segundos bastam e seu carro está pronto para começar a rodar. Mas ainda estará frio. Rode com suavidade até que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento!
  • Evite acelerações bruscas!
  • Observe a correia dentada. Se estiver quebrada, substitua-a imediatamente!
  • Cumpra os prazos da troca de óleo e complete seu nível, sempre que ele baixar!
  • Não apoie o pé na embreagem quando ela não estiver sendo usada!
  • Verifique vazamentos no radiador e nas mangueiras!
  • Verifique água e óleo semanalmente!
  • Verifique os filtros de ar!
  • Abasteça em postos de confiança. Combustíveis adulterados causam danos à injeção!
  • E leia o manual e faça manutenção preventiva!

Pronto! Desse jeito seu veículo estará rodando com mais qualidade!

Mas quando chegar a hora da retífica não se desespere, conte com a gente para a compra de peças para o seu motor.

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