Guia do Motorista: O que é Farol de Milha, de Neblina, de Xenon, de Led e O que é Temperatura de Cor em Kelvin!

Todo veículo, seja carro, moto ou caminhão possui farol, lanterna para iluminar o caminho, e em vias de pouca ou nenhuma luz, a diferença que fazem é notória.

Ao longo dos anos, com o crescimento tecnológico e aumento da demanda automotiva, juntamente a competição do mercado, diversos tipos de faróis automotivos surgiram, como: farol de milha, neblina, xenon e led.

Vamos Começar! O que é farol de milha e de neblina e qual a diferença entre Eles?

Para começar, vamos falar sobre o farol de milha e o de neblina. Por isso, trago dois vídeos falando sobre o que é farol de neblina e de milha, para que eles servem, qual a diferença entre o tipo de iluminação que cada um gera.

Inscreva-se nosso Canal do Youtube:


O que é Farol de Xenon? Qual a Diferença entre os Modelos de Lâmpadas de Xenon?

Diferente de um farol de carro comum, que possui uma lâmpada halógena convencional, o farol de xenon usa o gás xenônio juntamente com uma descarga elétrica para gerar iluminação. E, como a área de emissão de luz é maior, a iluminação produzida acaba sendo maior.

No vídeo é demonstrado uma comparação entre as lâmpadas halógenas, de xenon e a lâmpada super branca, de modo que facilmente se entende o porque dos faróis de xenon gerarem mais luz.

Apesar de, no vídeo não ficar muito claro o motivo das lâmpadas superbranca iluminarem menos que as convencionais, a resposta é o revestimento, afinal todo revestimento por mais translúcido que seja sempre absorve um pouco de luz.


No mercado há diversos modelos de lâmpadas de xenon, por isso uma explicação sobre alguns modelos sempre ajuda na escolha.


Vale aqui ressaltar, que a lei não permite lâmpadas de xenon em carros que não vieram com elas de fábrica. Então, fica a dica, nunca use farol de xenon no seu carro que veio com lâmpada halógena, caso contrário poderá tomar uma multa grave!

Mas, caso ainda sim deseje ter uma luz mais branca, recomendo que use lâmpadas de led automotivas.

O que é farol de Led? Que Vantagens traz para o Veículo e para o Motorista?

Como o mundo automotivo é cercado por competição entre marcas, novas tecnologias sempre surgem para o veículo, umas para o motor, outras para a suspensão, outras para o sistema de iluminação.

E em meio a esta competição pelo farol mais lindo e potente, o farol de led apareceu em cena. No vídeo abaixo, você verá que o farol de led, ou lanterna de led, produz mais luz do que uma lâmpada comum, além de ter o brilho mais bonito, sendo desta forma uma lanterna mais potente e agradável.


Além, dos faróis convencionais, é possível hoje ter lâmpadas de led nos faróis de neblina também, o que ajuda em muito. Segundo o vídeo abaixo, as lanternas de neblina de led aumentam a luminosidade em 45%, ou seja, mais luz, mais segurança dentro da lei.


K é Potência ou Cor das Lâmpadas? Descubra o que é Temperatura de Cor em Graus Kelvin!

É normal associar valores numéricos ao lado de outras palavras, como indicadores de potência, de qualidade, e em muitos casos isso até é verdade, porém, há aquelas situações que fogem a essa regra. E, um exemplo deste tipo de situação é a temperatura de cor em graus kelvin.

No vídeo abaixo, nosso colega youtuber, Victor Hugo, explica o que o aumento ou a diminuição dos kelvins alteram na luz dos faróis automotivos, sejam eles os convencionais de fábrica, faróis de xenon ou led.


Temperatura de cor em Graus Kelvin: Diferença entre Lâmpadas 3000k, 4300k, 6000k, 8000k, 10000k e 12000k!

O vídeo do Victor ajuda bastante, contudo após muita informação sobre valores é sempre interessante uma comparação, um teste, um experimento demonstrando a real diferença entre os valores apontados.

Por isso, logo abaixo você verá um vídeo comparativo apontando a diferença entre os tons das lanternas 3000k (amarelo), 4300k (branco levemente esverdeado), 6000k (branco), 8000k (ciano), 10000k (azul) e 12000k (violeta).


Código de Trânsito Brasileiro: Dica, Evite multas Use o Farol baixo em vez do Farol alto!

Para encerrar, trago o vídeo abaixo falando sobre as diferenças entre farol baixo e farol alto, as obrigações determinadas pelo código de trânsito brasileiro.


Dúvidas ou Sugestão? Entre em contato!

Se você gostou deste artigo, curta, compartilhe ou mesmo deixe um comentário. A tua participação ajuda na escolha do conteúdo. Abraços!

Quer Receber Dicas que te Ajudarão a Economizar com o Carro ao longo do Mês?

Se Inscreva no formulário abaixo para Receber as Dicas diretamente em seu Email e Descubra Como tornar o seu Carro menos Gastão!

Compartilhe