Hábitos ruins na direção que podem prejudicar seu carro e esvaziar sua carteira!

Hábitos ruins na direção que podem prejudicar seu carro e esvaziar sua carteira!

21/02/2018 0 Por Simone Kuhl

Seja experiente ou novo na direção, todo mundo acaba desenvolvendo alguns hábitos quando dirige, mas existem hábitos que além de errados, podem ser perigosos e arruinam o seu carro, causando um desgaste em peças prematuro e levando o veículo mais vezes até a oficina.


Separamos aqui alguns péssimos hábitos:

1. Mão na marcha: Além de precisarmos manter as duas mãos no volante, devido ao peso pequeno, porém constante, as engrenagens da caixa de câmbio ficam roçando nos sincronizadores, afetando a mudança da marcha.

2. Abastecer só quando o tanque está vazio: Quando o carro está sem uso, impurezas mecânicas ficam depositadas no tanque de combustível, fazendo surgir fundo. Esta sujeira chega até a bomba injetora, causando danos à própria bomba e aos filtros. No inverno, é preciso manter ao menos meio tanque de combustível cheio.

3. Frear com frequência: Toda autoescola ensina que é preciso manter a distância de outros veículos e respeitar os limites de velocidade. Mas, também é importante lembrar que ao frear sem necessidade você estará antecipando a troca das pastilhas de freio e dos discos. A dica é sempre controlar o nível de líquido dos mesmos e trocá-los sempre em tempo hábil.

4. Barulhos estranhos: Muitos motoristas às vezes não dão atenção a chiados ou barulhos no veículos, por isso é importante sempre procurar um mecânico de confiança quando ouvir algo incomum no carro, pois é isso é sinal de que algo não está funcionando como deveria.

5. Freio de mão: Tanto em veículos com câmbio automático e com câmbio manual a realidade é mesma quando estacionado em uma ladeira, toda a carga é direcionada à engrenagem do eixo de saída da caixa de marcha. Para conseguir estacionar com sucesso mantenha o pedal do freio pressionado, troque amarcha para o modo de estacionamento, puxe o freio de mão e, só depois, solte suavemente o pedal do freio.

6. Motor frio: A maioria dos motores atuais dispensa o aquecimento prévio. Mas vale lembrar que, até que o ponteiro não atinja a temperatura de funcionamento, não devemos levar o motor a mais de 2 mil rotações. Em temperaturas abaixo de zero, é melhor fazer isso só 1 a 2 minutos depois de ter arrancado com o carro.

7. Pé no freio em descidas: É muito comum as pessoas terem o hábito de manter o pé no pedal de freio durante uma descida para estar preparado e frear quando necessário. Contudo, isso leva a superaquecimento no sistema de frenagem, desgastando as pastilhas e os discos de freio. Em vez disso, procure reduzir a marcha para conseguir que o motor freie.


8. Descansar o pé na embreagem: Todo mundo está cansado de saber disso, mas acontece de forma inconsciente e esse tipo de reparo é mais comum do que se imagina. Esse costume diminui a vida útil do sistema.

9. Ter chaveiros pesados para a chave do carro: Pode parecer inofensivo, mas não é. Um chaveiro por mais que seja bonito, se for muito pesado pode prejudicar a ignição. Depois de um tempo o cilindro da chave pode alargar e prejudicar o sistema de ignição. Então, mude, procure chaveiros mais leves.

10. Passar em lombadas ou valetas na diagonal: Este hábito provoca torção da carroceria do veículo. Estas torções podem causar o rompimento de pontos de solda, gerando estalos e barulhos difíceis de serem diagnosticados. Acabamentos internos de plástico também são vitimas das torções, “ganhando” rangidos indesejáveis.

11. Lixo pela janela: Lixo fora da lixeira é hábito condenável em qualquer esfera. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, a lei de número 5231, essa prática é proibida. Além de ser contra a lei, pode ser perigoso, caso o resíduo atinja outro veículo, podendo causar acidentes.

12. Encostar as rodas na guia: Você acaba causando um pequeno dano no rolamento que, pelo fato de trabalhar com altas rotações, vai gerar ruído e até um possível travamento.

13. Girar o volante com o veículo parado ou com as rodas coladas na guia: Isso sobrecarrega o sistema de direção hidráulica, danificando os retentores e provocando vazamentos de óleo hidráulico. Procure girar o volante sempre com o veículo em movimento.

14. Andar com o carro desalinhado: Além de diminuir a vida útil dos pneus, um carro desalinhado exige muito mais esforço das peças da suspensão dianteira, como bieletas, terminais, pivôs e buchas da barra estabilizadora. É mais barato fazer um alinhamento a cada 10.000 km.

15. Celular ao volante: Um dos hábitos no trânsito cada vez mais comuns é o uso do celular. E não estamos falando apenas de ligações, mas sim do uso de aplicativos diversos, incluindo jogos. Os motoristas estão teclando enquanto dirigem, enviando áudios por aplicativos de bate-papo, acessando redes sociais e até jogando jogos, como o Pokemon GO, um jogo de realidade aumentada que possui a proposta de “capturar”, virtualmente, personagens, itens e objetos nas ruas, locais comerciais, monumentos, entre outros. Usar o celular ao dirigir é perigoso e pode provocar batidas, acidentes, atropelamentos, freadas bruscas e outras situações indesejadas. Além disso, o uso é ilegal e está sujeito a multa e pontuação na carteira.


E você tem algum desses hábitos?
Se sim, é melhor mudar sua postura!

Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato com a gente e não se esqueça, precisando de peças, conte com a SERRAF.

Acesse nossa loja virtual e consulte nossos produtos!

Contamos com um amplo estoque em peças de suspensão, freios, lubrificantes e produtos químicos!
Além disto, temos preços acessíveis, condições especiais de pagamento e realizamos entregas em todo o Brasil.