Manutenção Preventiva? Vale a Pena?

Manutenção Preventiva? Vale a Pena?

11/06/2019 0 Por Serraf

Quando chega a hora da manutenção muitos pensam que é mais fácil esperar os componentes apresentarem problemas para trocar, contudo, a manutenção corretiva é sempre mais cara, segundo especialistas do setor.

Por isso no post de hoje vamos apresentar o calendário trocas obrigatórias e inspeção períodica:

Quais são os itens de troca obrigatória? São os componentes que tem hora certa para serem trocados:

– Alinhamento dos pneus 10 a 20 mil km
– Correia dentada 40 mil a 100 mil km, em média 60 mil km
– Correia do compressor do ar-condicionado, com a correia dentada
– Correia do alternador, com a correia dentada
– Correia da bomba d’água poly-v, com a correia dentada
– Filtro de combustível 20 mil km
– Filtro de óleo. Na troca de óleo
– Filtro de ar. Na troca de óleo
– Filtro de cabine antipólen. Anual
– Fluído das transmissões ou câmbio 60 a 100 mil km ou 2 a 4 anos
– Óleo de freio. Seis meses a um ano
– Limpeza do ar-condicionado. Anual
– Líquido de arrefecimento A cada dois anos
– Limpeza do sistema de arrefecimento. Na troca do líquido de arrefecimento
– Óleo lubrificante A cada 5 mil km, 10 mil km – pode variar
– Pneus. A cada 5 anos
– Velas. Podem variar de 15 mil a 100 mil km

Obs.: O óleo lubrificante varia conforme o tipo, se mineral, sintético ou semissintético, e a durabilidade também varia em função do uso do veículo.

Componentes que precisam ser inspecionados e trocados se apresentarem desgaste ou perda de função. São eles:

Água do limpador de para-brisa. De acordo com o nível
– Buzina. Se for danificada em alagamentos
– Cintos de segurança. Se estiverem desgastados
– Embreagem. De acordo com o carro, manual ou automático
– Estepe. Calibrar a cada 2 meses
– Fluído da direção hidráulica. De acordo com o nível
– Fluído do freio ou óleo do freio. Medir o nível de contaminação
– Limpadores de para-brisa. Conforme o desgaste das palhetas
– Luzes. Verificar faróis, lanternas, luz da cabine, luz das setas e luzes do painel
– Pneus. Conforme o desgaste dos sulcos
– Sistema de carga. Bateria – 2 anos
Sistema de freios Desgaste de pastilhas, discos, ou lona e tambor
– Sistema de suspensão. Desgaste de amortecedor, bandeja, pivô, articulações e molas

Além destas indicações, é muito importante consultar o manual do seu carro. Nele estão as informações de manutenção e os produtos específicos que devem ser utilizados no seu carro.

Fonte: Terra

E aí, gostou da dica?

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