Você Sabia??? Descubra 5 Tecnologias Antigas Presentes nos Carros Ainda Hoje!

Você Sabia??? Descubra 5 Tecnologias Antigas Presentes nos Carros Ainda Hoje!

31/01/2018 0 Por Simone Kuhl

Você sabia???
Tecnologias que parecem novas, mas são bem velhinhas…

Conheça agora 5 novidades automotivas que vieram do passado e se destacam até hoje nos automóveis:

1. Farol Direcional

Os farois começaram a vida como lanternas a gás, adaptadas às carruagens, conforme a elétrica dos carros se desenvolveu sua tecnologia foi inovando. O farol direcional existe desde a década de 1930, porém a partir do Citroën DS de 1967, os dois faróis tradicionais passaram a embutir essa antiga função.

farol automotivo

2. Cinto de três pontos

Considerado hoje como uma das invenções que mais contribuem para a proteção dos ocupantes de um veículo, o cinto de segurança de três pontos foi criado pelo sueco Nils Bohlin (que veio da indústria aeronáutica). O primeiro carro a contar com o dispositivo foi da Volvo em 1959. E a partir dos anos 80, passou a vir também no banco traseiro.

o-que-e-como-funciona-o-cinto-automotivo-para-carro-moto-caminhao-de-3-tres-pontas

3. Câmbio CVT

O conceito desse câmbio foi idealizado por Leonardo da Vinci, quando estudava meios para aperfeiçoar veículos movidos a força animal e humana, no entanto a primeira patente do sistema foi registrada em 1886 pela Daimler-Benz. Contudo, quem conseguiu fabricá-la em série de fato foi a holandesa DAF.


4. Injeção Eletrônica

A primeira injeção de combustível com comando eletrônico foi o Electrojector e equipou Dodge D500 Chrysler 300D, Plymouth Fury e DeSoto Adventurer de 1958. O sistema era opcional e muito problemático no entanto e rendeu apenas 35 unidades. A Bendix então vendeu a patente à Bosch, que fez a tecnologia decolar mesmo nos anos 70. A partir da década de 1990 a injeção eletrônica dominou o mercado de automóveis.

como-funciona-o-que-e-uma-injecao-eletronica-digital-automotiva-para-carro-moto-caminhao

5. Carros elétricos

É difícil atribuir a invenção do carro elétrico a um determinado país, foram um conjunto de avanços que deram início a essa tecnologia, como a criação do motor elétrico, feita pelo húngaro Ányos Jedlik, que inventou o motor elétrico em 1828, o aperfeiçoamento da bateria – pelos franceses Gaston Plante, em 1865, e Camille Faure, em 1881 -, que preparou o caminho para que o carro elétrico surgisse na Europa. A França e a Grã-Bretanha foram os primeiros países a apoiar o desenvolvimento do carro.


7 Tecnologias que Veremos em Carros no Futuro!

E, depois de falar de passado e presente, vamos pensar um pouco agora no futuro. Confira aqui algumas tecnologias que veremos nos veículos do futuro:


Lembre-se sempre: Precisando de Peças, conte com a Serraf!

Temos linhas de suspensão, freios, motores, lubrificantes e produtos químicos!
Contamos com preços acessíveis, condições especiais de pagamento e realizamos entregas em todo o Brasil.

Acesse nossa loja virtual e consulte nossos produtos: lojaserraf.com.br/