LOGO-SERRAF

BOMBA DE ÁGUA: ENTENDA COMO ELA FUNCIONA

BOMBA DE ÁGUA: ENTENDA COMO ELA FUNCIONA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Bomba-de-agua

BOMBA DE ÁGUA: ENTENDA COMO ELA FUNCIONA

Para você entender, abaixo relacionamos três sinais que te ajudarão a identificar problemas com a Bomba de Água:

Com todo o trabalho de combustão para fazer com que o carro se mova, é natural que haja um aquecimento do motor e das peças envolvidas no funcionamento do veículo. Por isso, para lidar com esta alta temperatura, todo carro possui um sistema de arrefecimento, e esse processo tem como peça fundamental a bomba de água!

Lembrando que para saber sobre o sistema de arrefecimento, basta clicar no link abaixo:

sistema de arrefecimento

Função da bomba de água

A bomba faz com que a água que está no reservatório se movimente e circule pelo motor, bloco do motor, cabeçote, radiador e pela válvula termostática, que mantém a água no bloco durante o tempo necessário para a refrigeração e controle da temperatura.

Como identificar problemas na Bomba de água

O primeiro sinal é a luz de temperatura, que irá acender caso o veículo esteja mais quente que o normal. Portanto, esta luz estiver acesa o veículo deve ser parado imediatamente para evitar um superaquecimento do motor.

O segundo sinal é o vazamento de água, é muito comum que as bombas apresentem este tipo de vazamento, portanto, ao movimentar o carro é muito importante conferir se não está vazando.

O terceiro sinal é o estado das correias, pois normalmente a bomba de água funciona através da correia dentada, ou através da correia do alternador, portanto elas não podem estar desgastadas e devem estar tensionadas na medida correta, pois em caso contrário pode ser necessária a troca da bomba.

Qual a importância da troca?

A troca é muito importante para que se evite o superaquecimento do veículo, assim como todos os cuidados mencionados no item anterior. O aquecimento pode levar a queimar a junta do motor, ou empenar o cabeçote, o que custaria caro e alguns dias do carro parado.

Em todos os casos você pode contar com a Serraf, fornecemos peças para reposição automotiva, com uma equipe de atendimento especializado. Ela te dará suporte não somente com sistema de arrefecimento, mas com peças para motor, suspensão e freios. Procure nossos vendedores, estamos prontos para te atender!

Bomba de água: Perguntas frequentes

faq – Entendendo sobre bomba de água

Sim, pois a troca de uma bomba danificada pode evitar o aquecimento do motor
Existem dois reservatórios, o da água que limpa o para-brisa, e o mais conhecido, da água que age controlando a temperatura do carro
A água deve estar no bloco do motor, mas para que ela percorra o caminho a bomba à impulsiona para lá
Sim, portanto ao perceber vazamento, é bom ficar atento, pois pode ser a bomba
Não são a mesma, ambas têm funções diferentes, a correia dentada garante o trabalho das válvulas, enquanto a segunda como o próprio nome diz está ligada ao alternador mesmo

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

SEJA NOSSO

CLIENTE

Clique Aqui