COMO ADMINISTRAR SUA OFICINA OU RETÍFICA

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COMO ADMINISTRAR SUA OFICINA OU RETÍFICA

Gerenciar uma empresa não é uma tarefa fácil. Porém como a Serraf é parceira dos profissionais de reparação automotiva, neste artigo vamos ajudar a você reparador e empreendedor, a gerir e dar dicas de como administrar sua oficina ou retífica.

Confira abaixo algumas dicas que vão te ajudar:

Organização

O primeiro fator é sempre a organização, pois nenhuma administração poderá ser efetiva sem ela. Por isso organize sua estrutura física e seus processos, pois isso te ajudará a ganhar tempo e gerar agilidade no dia-a-dia. Veja os tópicos abaixo, pois eles te darão uma visão muito bacana sobre o assunto.

Estrutura física

Para ter um gerenciamento eficaz, é necessário que o administrador esteja no controle de tudo. E isso vai desde o material de trabalho da equipe, até documentos, notas fiscais a registros importantes. Portanto, tenha local para todas essas coisas, onde guardar, forma de organizar para que se tenha tudo em mãos no momento oportuno. Isso evita perda de tempo procurando e até mesmo que se perca coisas importantes. Além do mais, o cliente terá uma visão positiva ao chegar ao local, pois mesmo parecendo uma coisa simples, para muitos “A primeira impressão é a que fica.” Não é mesmo?

Sendo assim, quanto menos organização, mais obstáculos o administrador terá, e consequentemente mais problemas de gerenciamento. Mas, quanto mais o ambiente se encontra arrumado, mais prática e dinâmica será a gestão..

Processos

Já processo, se trata da organização e definição das atividades do cotidiano, desde o atendimento ao cliente até as tarefas internas.

Por exemplo: Definir uma escala para o responsável pela limpeza e organização do local de trabalho no ao do dia.

Mas talvez, você pense, trabalho sozinho, neste caso um exemplo de processo seria definir horário de início, pausas e término, já considerando atividades como estas; abertura fechamento, arrumação e outras…

Portanto, ter processos facilitará toda sua rotina administrativa, pois evita problemas de comunicação, falhas de procedimentos e outros.

Fluxo de Caixa e Organização Financeira

Planejamento sem gestão financeira não existe, esse é um dos fatores mais importantes para as empresas.

Por isso é fundamental ter um controle sobre o dinheiro que entra e que sai de sua oficina, delimitando custos e equilibrando receitas.

Tenha anotadas todas as despesas fixas e variáveis, e isso vai desde o café oferecido para o cliente, estoque de autopeças até o pagamento dos funcionários e lucros obtidos. Tudo deve estar muito bem controlado para evitar o declínio financeiro.

Não misturar finanças, mesmo que você seja o dono!

É muito importante separar todos os gastos pessoais dos gastos da empresa, pois misturar esses custos pode gerar problemas graves como divergências e diferenças em fechamentos financeiros.

Gestão de Recursos Humanos

Valorizar o funcionário é tão importante quanto valorizar o cliente, pois o engajamento interno é um dos pilares de uma empresa bem administrada, afinal, os colaboradores são a linha de frente para o sucesso do negócio.

Sendo assim, mantenha sempre uma cultura de valorização e principalmente de treinamento e investimento em colaboradores.

Realize treinamentos, faça reuniões, escute o que os funcionários têm a dizer, apresente metas, exponha a essência de sua empresa para todos, aumente o sentimento de pertencimento, assim você irá engajar seus funcionários que irão, consequentemente, ser mais produtivos.

Escolha seus Fornecedores

Os fornecedores também estão dentro do ciclo que faz seu negócio rodar, isso quer dizer que a qualidade de seus serviços está ligada a qualidade das autopeças e equipamentos que você utiliza para realizar a reparação.

Por isso, comprar peças de fabricantes e marcas de confiança no mercado é uma forma de garantir que o seu negócio terá uma boa imagem junto aos seus clientes.

Além disso, manter um bom relacionamento com os fornecedores irá te proporcionar uma vantagem de negociação, podendo assim garantir melhores descontos e exclusividades. Isso também irá facilitar pedidos de última hora, e nunca sabemos quando surgirão não é mesmo?

Ofereça boas experiências para o cliente

Uma boa experiência pode validar todo o preço cobrado por um serviço, e em alguns casos vale até mais do que de fato é cobrado. Essa é uma das melhores formas de gerar valor agregado para seu negócio e fidelizar seus clientes.

Tratando-se de reparação automotiva, o tempo é um fator primordial, por isso é necessário ter bem estruturado quanto tempo leva cada uma das etapas do atendimento ao cliente, ou seja:

  • o tempo do atendimento inicial
  • o tempo do diagnóstico
  • o tempo do orçamento
  • o tempo das peças necessárias para a reparação
  • o tempo da reparação
  • o tempo total do serviço

Gerar uma boa experiência para o cliente é por exemplo garantir que o serviço estará pronto exatamente no prazo definido, e até mesmo o cafezinho que é oferecido enquanto o cliente espera, tudo isso faz com que a imagem da sua empresa seja positiva para seu cliente.

Investimento em Marketing

Mesmo que o “boca-a-boca” seja um ótimo aliado na divulgação de seu negócio, nada pode substituir estratégias de marketing bem definidas e estruturadas para seu negócio.

Seja no marketing tradicional ou no digital, não existe mais espaço no mercado para empresas que não investem em sua imagem.

Seu negócio possui uma identidade própria? Um posicionamento? Esses fatores influenciam em como sua empresa será percebida e são importantes diferenciais para atrair clientes.

Tenha sucesso em sua oficina ou retífica!

Esperamos que estas informações possam te auxiliar a gerenciar seu negocio e obter melhores resultados.

Neste artigo trouxemos apenas um resumo e que é preciso estudos mais detalhados ou uma imersão mais aprofundada na realidade de seu negócio para traçar o melhor planejamento.

Saiba que você pode contar com a Serraf para ser sua fornecedora de autopeças e para te ajudar com informações e dicas úteis do mercado de reparação automotiva.

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Perguntas Frequentes

faq – COMO ADMINISTRAR SUA OFICINA, RETÍFICA OU AUTOPEÇAS:

Uma excelente forma de ganhar tempo é a organização da estrutura física na oficina, também é importante organizar a rotina e os horários de trabalho.
É importante para que a precisa se desenvolver, pois é através dele que as atividades são realizadas, inclusive o atendimento ao cliente.
Uma experiência é boa para o cliente é quando quem realiza o serviço faz a pessoa enxergar benefícios (Valor agregado), assim sendo bom, útil e agradável o processo de compra.
Tudo, pois coisas pequenas e de aparentemente pouco gasto como, café, produtos de higiene e outros utensílios do dia a dia juntos, podem somar mais do que muitas contas grandes.
Sim, existem excelentes estratégias para oficinas e mecânicos, como o marketing de relacionamento, interno, e o digital que cresce cada vez mais.

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