COMPRESSÃO DO MOTOR: O QUE É, E COMO ELA AFETA O DESEMPENHO DO VEÍCULO

COMPRESSÃO DO MOTOR: O QUE É, E COMO ELA AFETA O DESEMPENHO DO VEÍCULO

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TAXA DE COMPRESSÃO DO MOTOR

COMPRESSÃO DO MOTOR: O QUE É, E COMO ELA AFETA O DESEMPENHO DO VEÍCULO

Já falamos algumas vezes por aqui sobre motor e seus componentes mas desta vez vamos abordar um assunto relacionado com o funcionamento e eficiência do motor, a taxa de compressão do motor, você sabe o que significa este termo e como ela está relacionada diretamente com a performance do veículo? Neste artigo vamos abordar os principais tópicos sobre este assunto, então vem com a gente nesta leitura.

O QUE É A TAXA DE COMPRESSÃO DO MOTOR?

A compressão de um motor é a relação entre o volume de ar e combustível aspirado e o volume da câmara de combustão. Este é um conceito fundamental para entender os motores a combustão interna, pois esta taxa de compressão é um valor numérico que indica quantas vezes a mistura de ar combustível foi comprimida durante os ciclos de funcionamento dos pistões na câmara de combustão.

Por exemplo, se a especificação técnica de um motor diz que ele possui taxa de compressão de 8:1, indica que a mistura admitida na câmara de combustão foi comprimida oito vezes para iniciar a combustão.

Taxa de Compressão
Taxa de compressão – Representação

A taxa de compressão de motor varia de acordo com o tipo de motor e do combustível utilizado, impactando no uso e economia de combustível. Taxas maiores aumentam a eficiência térmica e potência, mas podem causar danos ao motor.

COMO MEDIR A TAXA DE COMPRESSÃO?

A taxa de compressão de um motor pode ser calculada com base no volume de deslocamento e no volume comprimido. Também é possível medir a pressão de compressão do motor com um manômetro. Veja a seguir uma sequência que pode auxiliar nesse processo:

Taxa de compressão 

  1. Determine o volume de deslocamento (Vd) e o volume comprimido (Vc)
  2. Some os valores
  3. Divida o resultado pelo volume comprimido

Pressão de compressão 

  1. Remova as velas de ignição
  2. Instale um manômetro no lugar da vela de ignição
  3. Desligue os injetores ou o sistema de alimentação de combustível
  4. Aplique 100% de acelerador
  5. Acione o motor de partida

A taxa de compressão é importante porque está diretamente relacionada ao rendimento térmico do motor. Quanto maior a taxa de compressão, melhor o aproveitamento energético do combustível. 

Uma taxa de compressão saudável deve estar acima de 120 psi em todos os cilindros. Se houver uma diferença significativa entre a leitura de alguns cilindros, pode significar um problema na vedação do motor ou nas válvulas de admissão e escape. 

SINAIS DE BAIXA COMPRESSÃO DO MOTOR

O motor precisa de uma compressão adequada para queimar a mistura de ar e combustível com eficiência. Sendo assim, quando a compressão está baixa, a explosão dentro dos cilindros perde força, resultando em menor potência.

O motorista pode perceber que o veículo demora mais para ganhar velocidade, tem dificuldades em subidas e responde de forma mais lenta ao acelerador.

Dificuldade na partida do motor

Quando há baixa compressão em um ou mais cilindros, a combustão inicial necessária para dar partida no motor pode não ocorrer corretamente.

Isso pode causar partidas prolongadas, onde o motor gira, mas demora a pegar. Em casos mais graves, o motor pode nem dar partida.

Consumo excessivo de combustível

Como a combustão ocorre de forma ineficiente, então o motor pode compensar injetando mais combustível para tentar gerar potência suficiente.

Esse desperdício aumenta o consumo de combustível e reduz a eficiência energética do veículo.

Fumaça excessiva no escapamento

A presença de fumaça azulada pode indicar que o óleo do motor está sendo queimado junto com o combustível, o que pode ser consequência de anéis de pistão desgastados ou cilindros danificados.

Fumaça branca contínua pode indicar problemas na junta do cabeçote, permitindo que o líquido de arrefecimento entre na câmara de combustão, o que também pode levar à perda de compressão.

Marcha lenta irregular e vibrações excessivas

Um motor com baixa compressão pode apresentar um funcionamento irregular na marcha lenta, com oscilações na rotação e até risco de desligamento repentino.

Além disso, o motor pode vibrar mais que o normal devido ao desequilíbrio na combustão dos cilindros.

Esses sinais são indicativos de que algo está errado no motor e exigem um diagnóstico detalhado para identificar a causa da perda de compressão.

Consequências da baixa compressão

Impacto no desempenho e eficiência do motor: A baixa compressão compromete a eficiência da combustão, resultando em menor potência e torque. Isso se traduz em acelerações mais lentas e dificuldades em manter velocidades elevadas. ​

Aumento no consumo de combustível e óleo: Com a combustão ineficiente, o motor pode consumir mais combustível para tentar compensar a perda de potência. Além disso, a baixa compressão pode permitir que o óleo lubrificante entre na câmara de combustão, aumentando o consumo de óleo. ​Riscos de danos mais graves: Se não for corrigida, a baixa compressão pode levar a danos severos, como desgaste excessivo dos cilindros e pistões, resultando em reparos caros ou até na necessidade de substituir o motor.

Como resolver problemas de compressão no motor?

Diagnóstico preciso: Realizar testes de compressão e de vazamento para identificar os cilindros afetados e determinar a causa raiz do problema. ​

Reparos específicos: Anéis de pistão desgastados: Substituição dos anéis e possível retífica dos cilindros.​

Válvulas danificadas: Reparo ou substituição das válvulas e sedes.​

Junta do cabeçote comprometida: Troca da junta e verificação do cabeçote quanto a empenamentos.​

Manutenção preventiva: Trocas regulares de óleo, uso de combustível de qualidade e revisões periódicas ajudam a prevenir problemas de compressão. ​

Importância da manutenção preventiva

Detecção precoce de problemas: Revisões regulares permitem identificar e corrigir desgastes ou falhas antes que se tornem graves. ​

Prolongamento da vida útil do motor: Cuidados constantes reduzem o desgaste dos componentes, sendo assim garantindo maior durabilidade e desempenho do motor.

Economia financeira: Investir em manutenção preventiva é mais econômico do que arcar com reparos emergências ou substituições de peças danificadas. ​

Implementar uma rotina de manutenção preventiva é essencial pois assegura o funcionamento eficiente e prolongar a vida útil do motor do veículo.​

Peças de qualidade fazem toda diferença.

Na hora de trocar alguma peça de motor, lembre-se que qualidade e confiança são as melhores amigas de um serviço bem prestado. Para garantir que está utilizando peças de qualidade, use marcas de qualidade como Kolbenschimidt, Riosulense, e EATON, pois estas são marcas referência em peças para motor.

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