LOGO-SERRAF

DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL

DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Capa-Como-Economizar-Combustivel

Dicas para economizar combustível

Neste artigo trazemos um conteúdo especial com boas práticas para economizar combustível e te ajudar a gastar menos na hora de abastecer!

Em momentos de instabilidade econômica é natural que as pessoas se atentem ao consumo de combustível, ou como dizem por aí “o quanto este carro bebe.” Não é mesmo?

Mas o que talvez muitos não saibam, é que os carros podem consumir mais do que o especificado pelos fabricantes. Isso porque existem práticas que aumentam o consumo esperado de combustível.

Por isso, trazemos aqui dicas de como você pode economizar!

Troca de marcha

Procure trocar de marcha corretamente, pois a troca interfere diretamente na quantidade de combustível que será injetada no motor. Você pode criar o hábito de observar o motor na prática para conhecê-lo melhor, e assim evitar:

  • Passar a marcha antes do tempo: Ocorre quando se engata uma marcha e o carro ainda está abaixo da velocidade ideal, se isso acontece o motor precisa se esforçar mais para atingi-la;
  • Exceder o tempo da marcha: É quando o carro já atingiu o giro suficiente para fazer a troca, mas o condutor ainda não passou a marcha, o que provoca aquele barulho de força excessiva. O correto é acelerar um pouco menos para suavizar a troca e economizar combustível.

Controle de velocidade

Entenda que a aceleração é o principal estímulo para o motor fazer força, o que reflete na quantidade de combustível utilizada para o motor responder. Por isso vale a pena o condutor não elevar a velocidade em curtas distâncias como os faróis fechados e o próprio trânsito, até porque sair de forma rápida ou devagar não fará diferença no tempo de chegada, pois logo terá que parar o carro novamente.

Ao acelerar menos em situações como estas, você não somente vai economizar em combustível, mas também poupará freios, discos de freios e pastilhas.

Manter o carro engatado

Talvez você já tenha recebido este conselho, mas dirigir com o carro desengatado para economizar se trata de um mito, pois nesta condição o veículo consumirá mais combustível.

Da mesma forma, manter o carro no ponto morto quando se está parado também não funciona, caso precise ficar parado por muito tempo, é aconselhável que mantenha o motor desligado.

Manutenção

Manutenção em dia é sempre sinônimo de economia, seja com reparos ou até mesmo com combustível.

Aqui separamos três exemplos em que a manutenção auxilia na economia de combustível:

  • Calibragem de pneus: É importante manter a calibração correta dos pneus, pois caso esteja muito murcho, eles ficam pesados, e consequentemente o carro precisa fazer mais força para se locomover, assim gastando mais;
  • Alinhamento e balanceamento: Pontos de muita importância, a posição correta das rodas faz com que o carro se movimente com mais facilidade, assim economizando combustível;
  • Sistema de arrefecimento: Para que o motor funcione corretamente, e nisso incluímos a economia de combustível, é necessário garantir que ele trabalhe na temperatura ideal. E para isso é importante cuidar deste sistema. Para saber mais sobre esse sistema, clique aqui!

Bom, agora que você chegou até aqui, você já sabe um pouco mais sobre economia de combustível, e se caso você tiver alguma outra dica, deixe nos comentários!

Precisando de autopeças, fale com um de nossos consultores.

Perguntas frequentes

faq – Como economizar combustível

Sim, pois o combustível é injetado conforme o carro faz força, a qual é controlada pela marcha, por isso a troca interfere
Sim, porque para gerar velocidade é necessário acelerar, e a aceleração demanda o combustível, dessa forma o motorista consegue controlar
Não economiza, se trata de um mito, pois mesmo no neutro o motor está trabalhando, por isso compensa mais deixar na marcha proporcional à velocidade
É possível saber o momento pelo giro do motor que é marcado no painel, pois consta no manual o ponto correto, com o tempo o motorista terá a percepção
Porque quando as rodas não estão alinhadas com a direção, o motor precisa se esforçar mais para locomover o veículo

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

SEJA NOSSO

CLIENTE

Clique Aqui