LOGO-SERRAF

ENTENDA COMO TRABALHA O PISTÃO

ENTENDA COMO TRABALHA O PISTÃO

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
ENTENDA-COMO-TRABALHA-O-PISTAO

ENTENDA COMO TRABALHA O PISTÃO

O motor é uma das partes mais importantes de um veículo e é composto por diversas peças e componentes, como: cabeçote e juntas, jogo de junta de motor, camisa de cilindro, pistão, bronzinas de biela, bomba de óleo, entre outras peças.

Contudo, dentre essas as peças, o pistão do motor é o principal item do sistema. Ele é um cilindro sólido de metal, que fica localizado no “coração” do motor de combustão interna.

Entenda como o pistão trabalha, seus ciclos e suas funções

O pistão é o responsável por converter a energia liberada durante o processo de combustão em trabalho mecânico e transferi-la como torque para o virabrequim, através do pino de pistão e da biela.

O pistão faz parte de um ciclo de funcionamento que faz com que as rodas de um veículo se movimentem.

Porém, para trabalhar em conjunto com as outras peças, o pistão inicia o trabalho mecânico a partir da expansão dos gases queimados, que leva toda a força para a árvore de manivelas por intermédio da biela.

Essa peça funciona sob pressão, ou seja, o pistão do motor desce pela biela fazendo com que a mistura de ar-combustível entre no motor e em seguida, sobe pressionando essa mistura.

E toda essa pressão atinge o ponto máximo, o que faz com que as velas de ignição produzam uma faísca, elevando a temperatura do motor e consequentemente ocorrendo a explosão da mistura. Após, o pistão é empurrado novamente para baixo e faz uma força sobre todas as outras peças do motor, para que elas se movimentem.

Na maioria dos carros, eles funcionam com um número de quatro a oito peças.

Para que o pistão funcione bem, ele precisa estar acompanhado dos anéis.

Os anéis contribuem para o bom funcionamento do pistão porque eles vedam a câmara de combustão enquanto suportam o calor intenso e a fricção do pistão no interior do cilindro. É responsabilidade dos anéis em comprimir e raspar o óleo, criando uma película de lubrificação no motor, evitando o desgaste.

Gostou desse conteúdo? Acesse mais conteúdos na nossa página de artigos.

A Serraf Autopeças é especialista em peças para motor, freio e suspensão.
Entre em contato com nosso time de vendas que eles estão prontos para te atender.

Perguntas Frequentes

Faq -ENTENDA COMO TRABALHA O PISTÃO

O pistão é um cilindro de metal que se movimenta pela biela misturando ar e combustível, o que dá origem à combustão, seu trabalho transmite a força para girar o eixo virabrequim que leva o movimento às rodas.
Todas as peças são importantes, mas uma de destaque é o pistão, pois é ele quem inicia todo o trabalho mecânico do motor.
É uma pequena explosão gerada por uma faísca, que entra em contato com a mistura de ar e combustível dentro da câmara de combustão, o que gera a força para o motor mover o carro.
O motor é como um time que trabalha em conjunto, o pistão se movimenta através da biela, e depende da vedação dos anéis dentro do cilindro, além de todos os componentes que fazem parte do motor.
O motor é composto por diversas peças, entre elas cabeçote, juntas, camisa, cilindro, pistão e biela, anéis e outras.

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

SEJA NOSSO

CLIENTE

Clique Aqui