LOGO-SERRAF

MULHERES NO SETOR AUTOMOTIVO.

MULHERES NO SETOR AUTOMOTIVO.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Mulheres-no-setor-Automotivo

MULHERES NO SETOR AUTOMOTIVO: Trajetória de desafios, conquistas e inovação.

Embora o setor automotivo seja tradicionalmente tido como um meio masculino, as mulheres têm desempenhado papéis essenciais, desafiando estereótipos e impulsionando a inovação. Segundo pesquisas realizadas pela Automotive Bussiness e a MHD Consultoria em 2021, as mulheres representam 16% dos cargos no conselho, 12% na presidência e vice-presidência e 16% em posições de diretoria nas empresas do setor automotivo como um todo, e estes números são uma crescente, pois o estudo também aponta que 45% das empresas possuem metas para aumentar a presença de mulheres nos cargos de liderança.

Pensando na trajetória das mulheres no setor automotivo, preparamos este artigo destacando algumas das grandes conquistas, desde a liderança até a engenharia e empreendedorismo.

Liderança Inspiradora

Mulheres têm ocupado posições de liderança em todos os níveis do setor, com isso se tornando, desde proprietárias de oficinas a executivas de empresas renomadas. Essas líderes não apenas conduzem seus negócios com excelência, mas também servem como modelos de inspiração para as próximas gerações de profissionais no setor.

O grupo que é formado por marcas como Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën, entre outras, tem aumentado a presença feminina na força de trabalho em toda América do Sul, que é um de seus principais mercados, além disso, segundo os dirigentes, o conglomerado já estipulou como meta, aumentar a presença de mulheres em cargos de liderança em 30% até 2025.

Engenharia e Inovação

Nos bastidores, mulheres engenheiras mecânicas têm crescido de forma gradativa e expressiva no setor automotivo, elas vêm desempenhando um papel fundamental não só na reparação automotiva, mas também no desenvolvimento de veículos mais seguros, eficientes e sustentáveis. Sua expertise tem impulsionado a indústria para frente, seja no design de motores, na tecnologia embarcada ou na pesquisa de novos materiais, abrindo caminho para soluções inovadoras e avanços tecnológicos.

Na indústria, como citado antes, grandes empresas e grupos já têm apostado em mulheres em cargos responsáveis pelas linhas de produção, gestão de indicadores e melhoria de processos. No setor de reparação e retífica de motores, cada vez mais mulheres estão assumindo protagonismo em funções administrativas, gestão e financeira das oficinas.

Empreendedorismo e Iniciativa

O empreendedorismo feminino tem florescido no setor automotivo, com isso as mulheres estão fundando startups, lançando aplicativos de mobilidade e criando serviços especializados para atender às necessidades dos consumidores.

Essa onda de empreendedorismo e protagonismo de mulheres no setor automotivo é um reflexo do crescente frequência de clientes do sexo feminino nas oficinas mecânicas tem chamado a atenção dos empreendedores e empreendedoras do setor para a necessidade de criar um ambiente adequado para elas. Isso porque, 55,11% da população brasileira é composta por mulheres, ou seja, a maioria da população. Segundo o Denatran, 44% das carteiras de habilitação do país são de mulheres, isso significa aproximadamente 32 milhões de mulheres dirigindo.

Empresas também estão criando ações com foco nas mulheres do setor automotivo, com o intuito de incentivar, capacitar e gerar visibilidade para esta temática. Como é o caso do SEBRAE, que há dois anos lançou o projeto “Mulheres na Reparação”, a iniciativa visa fornecer capacitação e visibilidade para novas empreendedoras, atualizando a gestão de seus negócios e fortalecendo o empreendedorismo feminino no setor automotivo. O projeto contou com feiras de empreendedorismo, palestras, cursos e eventos online e presenciais. Segundo Roberta Sodré, idealizadora do projeto, é importante celebrar o empreendedorismo, a resiliência e a inovação das mulheres no setor automotivo.

Essas empreendedoras e empresas estão moldando o futuro do setor automotivo com visão, determinação e inovações. Estas abrangem as áreas de manutenção, personalização de veículos ou na introdução de novos conceitos de negócios.

A Serraf para as mulheres

Na Serraf Autopeças, estamos comprometidos em apoiar e promover a presença das mulheres no mercado. Acreditamos que a diversidade e a inclusão são fundamentais para impulsionar a inovação e o crescimento sustentável da indústria. Ao reconhecer e valorizar as contribuições das mulheres, estamos construindo um ambiente de trabalho mais igualitário e enriquecedor para todos.

Por fim, na Serraf Autopeças, estamos orgulhosos de fazer parte desse movimento de transformação e empoderamento. Junte-se a nós enquanto celebramos a marca indelével das mulheres no setor automotivo. Assim estamos impulsionando-a em direção a um futuro mais inclusivo, vibrante e promissor para todos.

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

SEJA NOSSO

CLIENTE

Clique Aqui