ÁGUA COMUM NO RADIADOR: NÃO COLOQUE!
Assim como todos os componentes do carro, o radiador exige uma a manutenção adequada, por isso é essencial que o líquido do sistema de arrefecimento seja abastecido corretamente. No entanto, muitas pessoas têm o hábito de completar o reservatório com água da torneira, e isso é um erro, então desenvolvemos este artigo para que você leitor, não coloque água comum no radiador. Entenda agora porque:
Assim como nosso corpo precisa de uma temperatura ideal para estar bem, o motor do seu carro também tem essa necessidade. E um dos primeiros sinais de que algo está errado é o aumento da temperatura, indicado quando luz de temperatura no painel é acesa.
Porque não colocar água no radiador?
A água comum contém cloro e flúor, que causam corrosão nas peças do sistema de arrefecimento. Isso resulta em uma redução da vida útil de componentes como a bomba de água, a válvula termostática e o radiador. Estes agentes prejudicam o bloco e a galeria do motor, e é fácil identificar o prejuízo, pois a presença da ferrugem faz com que a água do reservatório fique amarronzada.
Então, o que devo usar?
Um líquido chamado aditivo, é a opção correta. Esse produto é específico para essa função e oferece várias vantagens. Ele ajuda a manter a temperatura ideal do motor, que geralmente fica entre 90 e 100 graus Celsius, sem causar desgaste prematuro das peças.
Existem dois principais tipos de aditivos:
Aditivos inorgânicos: Também conhecidos como aditivos sintéticos, são produzidos com substâncias não orgânicas. No entanto, é importante descartá-los corretamente para evitar danos ao meio ambiente. Esses aditivos tendem a perder sua eficácia com o tempo e, por isso, precisam ser trocados regularmente no sistema de arrefecimento do veículo.
Aditivos orgânicos: Ao contrário dos inorgânicos, os aditivos orgânicos são produzidos com componentes orgânicos e são biodegradáveis, não representando riscos de poluição ambiental. Além disso, eles possuem uma durabilidade maior devido às suas características naturais.
Ao comprar um aditivo, é importante ter atenção:
Concentrado: É o aditivo puro, e sua ação contra a corrosão é mais forte. Por isso, é necessário diluí-lo com água desmineralizada. Para saber a quantidade de água para a diluição, o proprietário deve consultar o manual do veículo, poe ela varia de carro para carro.
Pronto uso: Como o próprio nome sugere, é uma opção mais prática, pois já vem na proporção correta de água e aditivo. É uma escolha adequada para quem tem menos tempo e experiência, mas é essencial cuidar do sistema de arrefecimento.
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