LOGO-SERRAF

SISTEMA DE ARREFECIMENTO, O QUE É E COMO FUNCIONA

SISTEMA DE ARREFECIMENTO, O QUE É E COMO FUNCIONA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
SAIBA-COMO-FUNCIONA-O-SISTEMA-DE-ARREFECIMENTO

SISTEMA DE ARREFECIMENTO, O QUE É E COMO FUNCIONA

O sistema de arrefecimento é o conjunto de componentes responsável pela refrigeração do motor. Este não permite que a temperatura ultrapasse o limite para o bom funcionamento, evitando assim o super aquecimento.

Mas também não é desejável que o motor funcione muito frio, por que pode acelerar o desgaste de peças, assim aumentando o consumo de combustível e do lubrificante.

Por isso, é importante que, pelas manhãs ou após longos períodos em que o motor ficou desligado, esperar que ele atinja uma certa temperatura para o bom funcionamento, e só depois acelerar.

E para este conjunto trabalhar corretamente, são necessários sete componentes que criam um ciclo de resfriamento, são eles:

  • bomba de água
  • Sensor de temperatura
  • Válvula termostática
  • Reservatório
  • Radiador
  • Aditivo
  • Ventoinha

Portanto, cada um deles tem um papel essencial, e garantir que todos estão em pleno funcionamento aumenta a vida útil das peças do carro.

Papéis dos principais componentes do sistema de arrefecimento

Bomba de água: Tudo começa nela, porque é ela quem dispara o líquido do reservatório impulsionando para circular por todo o sistema.

Válvula termostática: É como uma pequena comporta que libera o líquido para ter contato com o bloco e os demais componentes para o motor ser refrigerado.

Então ao concluir o resfriamento, esse mesmo líquido retorna para o reservatório e está pronto para recomeçar o ciclo.

Sensor de temperatura: É ele que “Informa” a temperatura da água ao módulo de comando, acionando a ventoinha quando necessário.

Aditivo: Por fim, um item primordial neste fluxo se trata do líquido que circula pelos componentes atuando diretamente na refrigeração, Além disso, esse componente também é essencial para evitar a oxidação das peças, pois ele é antiespumante e anticorrosivo.

Conheça nossos aditivos

E assim podemos entender um pouco deste processo tão importante para o veículo, e sobre alguns componentes dele. Além deste, temos outros artigos que vão te ajudar nos cuidados gerais que se deve ter com o carro. Portanto, esperamos que tenha aprendido e que continue se informando com a gente.

Até mais!

PERGUNTAS FREQUENTES

Faq – Perguntas Frequentes sobre o Sistema de Arrefecimento

Normalmente os fabricantes indicam entre 75oC e 110oC, mas lembre-se, consulte o manual do veículo.
Serve para impulsionar a água, e assim fazendo com que ela esteja nos devidos componentes para refrigerar as peças.
O aditivo é um líquido anticorrosivo, que serve para fazer com que os componentes internos não enferrujem
É um processo de refrigeração, que trabalha para manter o motor na temperatura ideal, evitando o aquecimento do motor e consequentemente prejuízos.
Para a água refrigerar o motor, ela precisa transitar entre os componentes, nisso a válvula termostática age fazendo a liberação para que o líquido circule pelos no devido momento.

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

SEJA NOSSO

CLIENTE

Clique Aqui